Mobilização contra adultização e exploração sexual infantil no ambiente digital será realizada na praça principal de Lavras
- 21/08/2025
- 0 Comentário(s)
Mobilização contra adultização e exploração sexual infantil no ambiente digital será realizada na praça principal de Lavras Imagem educativa de divulgação Hoje, quinta-feira, dia 21 de agosto, a praça Augusto Silva, em Lavras, será palco de uma mobilização para conscientizar a população sobre os riscos da adultização e da exploração sexual infantil no ambiente digital. A ação, que começa às 14h, faz parte da campanha Sul-Americana "Quebrando o Silêncio", da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Estudantes do ensino médio do Colégio Fadminas participarão do evento, distribuindo materiais educativos e conversando com a comunidade sobre os sinais de abuso. Eles também orientarão sobre os canais de denúncia, como o Disque 100 e a SaferNet Brasil, e farão apresentações com cartazes e dinâmicas.
A gravidade do problema é evidenciada por dados recentes. Segundo a SaferNet, em 2023, o Brasil registrou 71.867 denúncias de imagens de abuso sexual infantil na internet, um aumento de 77% em relação ao ano anterior. Nos primeiros sete meses de 2025, o Canal Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos já registrou 49.336 denúncias anônimas, o que corresponde a 64% do total de notificações no período.
A mestre em Psicanálise Andrea Rojas, que acompanhará o evento, destaca que a adultização precoce aumenta a vulnerabilidade das crianças. "É essencial que famílias e educadores estejam atentos e promovam diálogos de proteção e cuidado", afirma.
Para os estudantes, como Wendy Rodrigues, do terceiro ano do ensino médio, a participação na campanha é uma forma de aprendizado e de conscientização. "Discutir temas como este e alertar a população me mostra o cuidado que eu tenho que ter nas minhas próprias redes digitais", diz a estudante.
.jpg)









