Polícia Civil conclui investigação e desarticula esquema de plantio e comercialização de maconha em Lavras
- 20/08/2025
- 0 Comentário(s)
Polícia Civil conclui investigação e desarticula esquema de plantio e comercialização de maconha em Lavras A 1ª Delegacia Regional de Lavras concluiu o inquérito que investigava a prática de tráfico de drogas e associação criminosa no município. A investigação foi iniciada em 17 de fevereiro de 2025, após a apreensão de aproximadamente 500 plantas de maconha em um imóvel rural localizado na comunidade do Paiol, zona rural de Lavras. No local, também foram encontrados insumos, fertilizantes, sistemas de irrigação e diversos materiais utilizados no cultivo e beneficiamento da droga.
A partir dessa apreensão, a Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar a existência de uma organização criminosa voltada à produção e comercialização de maconha artesanal. A investigação foi conduzida de forma minuciosa e contou com análise de provas materiais, oitivas de testemunhas, exames periciais e diligências de campo.
Durante a apuração, foi possível identificar três indivíduos - com idades de 21, 25 e 28 anos - que integravam a associação criminosa. Eles seriam os responsáveis diretos por todo o funcionamento da estrutura: desde o arrendamento de imóveis para o plantio, até a logística e a distribuição do entorpecente na cidade. A droga, de produção artesanal e com alto potencial de venda, poderia gerar lucros na ordem de centenas de milhares de reais.
Dois suspeitos foram presos preventivamente no decorrer da investigação, e, nesta terça-feira (19/08), a Polícia Civil efetuou a prisão do terceiro e último integrante do grupo. Com isso, a fase policial do inquérito é formalmente encerrada, com todos os envolvidos indiciados e presos preventivamente.
A Polícia Civil de Minas Gerais manifestou que "reafirma seu compromisso com o combate ao tráfico de drogas e à criminalidade organizada, destacando o empenho dos policiais civis, peritos e demais profissionais envolvidos na operação. A atuação integrada e eficiente resultou em uma importante resposta à sociedade de Lavras e região".









