Câmara abre investigação contra prefeito após suspeita de irregularidades em mutirão oftalmológico em Campo Belo, MG
- 24/10/2025
- 0 Comentário(s)
Câmara abre investigação contra prefeito após suspeita de irregularidades em mutirão oftalmológico em Campo Belo, MG
Comissão processante vai apurar possível irregularidade em mutirão que levou pacientes a pagar por óculos após consultas gratuitas.
A Câmara Municipal de Campo Belo (MG) aprovou a abertura de uma comissão processante para investigar a conduta do prefeito Adalberto Ribeiro Lopes (PL) após denúncias de irregularidades em um mutirão oftalmológico realizado no último domingo (20). A ação, que atendeu cerca de 200 pacientes na Escola Municipal Cônego Ulisses, é alvo de apurações da Polícia Civil, do Ministério Público e do Procon. Segundo relatos, moradores esperaram até oito horas por atendimento e denunciaram que o médico responsável não tinha especialização em oftalmologia. “Ainda tinham umas 30 pessoas para serem atendidas. Os vereadores descobriram que o médico, embora tenha CRM, ainda está em residência médica”, relatou em vídeo no local, a jornalista Kelly Cristina, do Diário de Campo Belo. A dona de casa Vicentina Gonçalves Martins, uma das pacientes, disse ter pago R$ 1,3 mil em óculos após a consulta. “Eu cheguei lá e estava a maior confusão. Fiquei até 11 horas da noite para ser atendida”, contou. Câmara abre investigação contra prefeito após suspeita de irregularidades em mutirão oftalmológico em Campo Belo, MG — Foto: Reprodução EPTV
Conforme a denúncia apresentada pelos vereadores, pacientes teriam sido induzidos a comprar óculos após os exames. A Polícia Militar foi acionada e registrou um boletim de ocorrência. Segundo o documento, o médico e sua equipe interromperam os atendimentos e deixaram o local às pressas, abandonando fichas de pacientes e uma embalagem de medicamento controlado, apreendidas.
Com a suspensão do mutirão pelo Ministério Público, pelo menos seis consumidores procuraram o Procon da cidade pedindo reembolso dos óculos. “Eles chegaram em casa e viram que o valor não cabia no orçamento. Todos os atendimentos foram para pedir arrependimento da compra”, explicou a coordenadora do órgão, Michele Viviane Maia.
Na sessão da Câmara de terça-feira (21), o então secretário de Saúde, Juliano Furtado Freire, admitiu falhas na execução do projeto. “A intenção da secretaria é a melhor possível para a saúde da população”, disse. Dois dias depois, o prefeito exonerou o secretário do cargo e anunciou uma sindicância interna para apurar os fatos.Câmara abre investigação contra prefeito após suspeita de irregularidades em mutirão oftalmológico em Campo Belo, MG — Foto: Reprodução EPTV
“Eu quero a apuração de todos os fatos, inclusive desse médico que veio também. Não vamos deixar nada sem esclarecimento para a população e a Câmara”, afirmou o prefeito Adalberto Ribeiro Lopes (PL).
A comissão processante terá 90 dias para investigar o caso, colher depoimentos e analisar documentos. Segundo o vereador Gustavo Henrique Protásio Martins (Republicanos), caso sejam confirmadas irregularidades, o prefeito poderá responder por infração político-administrativa e improbidade.
A Polícia Civil confirmou que investiga o caso. A reportagem tenta contato com o ex-secretário Juliano Furtado Freire e com os responsáveis pelo projeto Ver Melhor, mas aiCampo Belo









